O que eu quero, meus objetivos e tenha-me como seu aliado
Quero transformar a educação financeira dos brasileiros, apesar de um objetivo ousado, principalmente pela grande turbulência do dia-a-dia que vivemos nas cidades e no próprio campo. Mas acredito claramente que é possível modificar a maneira como as pessoas e empresas lidam com o dinheiro, começando com iniciativas simples, sem onerar o seu bolso ou da família.
Neste aspecto é necessário criar hábitos e com o tempo, essas rotinas novas serão automaticamente incorporadas. Anote suas despesas numa planilha ou papel, quebre o tabu e dialogue mais sobre aspectos financeiros com sua esposa(o), filhos, pais e colegas de trabalho. Fique sempre de olho e questione seu gerente sobre as taxas de seu banco, busque novas instituições e conheça seus diferenciais. Faça leitura de artigos e livros que possam te auxiliar nesse processo. Encontre pessoas que te inspire e motive a continuar buscando conhecimento de forma contínua. Tente evitar o uso do cartão de crédito ou cheques. Faça compras em dias/horários alternativos, sem pressa, avalie os preços e as datas de validade dos produtos.
Tudo é questão de equilíbrio, não exagere, mas também não deixe passar certas oportunidades. Seja dinâmico e saiba aproveitá-las no momento certo. Viver com bem-estar vai muito além do dinheiro, então conviva em harmonia consigo mesmo e com as pessoas a sua volta, seja autêntico, mantenha a postura, tente não se contradizer naquilo que faz/defenda.
Como dizia Walt Disney, “você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo… mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade”. Então conte comigo nessa jornada, venha discutir comigo sobre o futuro dos seus investimentos e dos seus objetivos de vida.