Sim, é… Próxima pergunta! Bom, eu posso me explicar: “Copywriter” basicamente é “Redator Publicitário” em inglês, ou seja, a pessoa criativa responsável pelos textos dos anúncios que são produzidos dentro de uma campanha ou ação publicitária.
Para ficar mais claro, vamos falar um pouco sobre a estrutura básica de profissionais necessários para a criação publicitária, que é a famigerada dupla de criação.
Copywriter o que faz?
Praticamente tudo que você já viu na sua vida em termos de propaganda tradicional (outdoors, anúncios em revistas e jornais, comerciais de TV etc.), tudo foi pensado e desenvolvido por uma dupla sertaneja, digo, dupla de criação (se bem que o jingle da Bavaria da campanha “Amigos” de 1997, é composição de Leandro & Leonardo, coincidência?).
Voltando ao assunto: A dupla de criação é composta pelo Redator(a) Publicitário(a) e pelo Diretor(a) de Arte. Os nomes das funções já são bastante sugestivos, mas não custa nada explicarmos um pouquinho mais:
- Redator(a) Publicitário(a): Pessoa criativa responsável pelos textos
- Diretor(a) de Arte: Pessoa criativa responsável pelo visual
Essa é a divisão básica de funções dentro da criação publicitária, mas isso pode ser fluido. Na minha experiência como redator, já teve ocasiões em que a ideia da imagem partiu de mim e o texto do meu parceiro, diretor de arte (Abraço, Rapha!). Até porque penso que texto é imagem e imagem é texto, mas isso é outra conversa.
Então vem a pergunta de 1 milhão de dólares: Como são chamados o Diretor(a) de Arte e o Redator Publicitário lá na gringa? Exatamente! Se chamam Art Director e Copywriter. Se você fizer uma pesquisa em inglês de redatores antigos, como David Ogilvy ou se você assistir a série “Mad Men”, que retrata o universo publicitário estadunidense nos anos 50 e 60, você verá que os redatores publicitários são os chamados Copywriters.
Mas por que o termo só “chegou” por aqui só agora? Bom, “Copywriter” é muito utilizado no Brasil para no Marketing Digital. Então geralmente o termo se refere ao profissional que é responsável por criar textos voltados para ações na internet, como sites, páginas de venda, anúncios em redes sociais, conteúdos e afins.
Agora o motivo real do termo ter se popularizado para chamar os redatores publicitários que atuam no âmbito digital, eu não sei ao certo. Tenho minhas teorias da conspiração:
- Marqueteiro adora usar termos em inglês para parecer sofisticado (target, budget, benchmark). Então talvez o “copy” ou “copywriter” vem suprir essa necessidade de tornar o Redator Publicitário mais “cool”.
- O Marketing Digital ampliou horizontes e muitas atividades da publicidade (como a redação) começou a ser exercida por “pessoas comuns”, ou seja, pessoas fora do âmbito da agência de propaganda, que estudaram e modelaram técnicas estrangeiras, em inglês, se referindo à redação publicitária como “copywriting”.
Conclusão: Há quem diga que o Redator Publicitário é o “Offline”, ou seja, aquele que cria textos para mídias tradicionais (TV, Rádio, Impressos, Outdoor) e o Copywriter é o que cria para internet. Para mim é a mesma coisa. Por mais que cada meio tenha as suas especificidades, a arte de criar bons textos que chamem a atenção, despertem interesse e levem o público a agir é sempre a mesma. No fim, para fazer uma boa campanha é necessário um bom redator publicitário ou um bom copywriter, como queira chamar.